Início BRASIL Reajuste de bolsas já foi autorizado por Lula, diz ministro da Educação

Reajuste de bolsas já foi autorizado por Lula, diz ministro da Educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram nesta quinta-feira (19) de uma reunião com reitores de universidades e institutos federais, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Após o encontro, Santana anunciou medidas que serão prioritárias da pasta, como a recuperação orçamentária, o reajuste de bolsas, a evasão de universitários, a assistência estudantil, a retomada de obras, a avaliação de abertura de vagas e a autonomia das instituições.

É uma pauta que vai desde a recuperação orçamentária das universidades e passa pelo reajuste das bolsas já autorizado pelo presidente. Estamos fazendo os ajustes necessários junto com a Capes e o CNPq, vamos unificar os reajustes para ser anunciado pelo presidente

Camilo Santana, ministro da Educação

O ministro da educação afirmou que a reunião marca uma nova fase da educação superior e tecnológica no país. “O presidente Lula deu uma demonstração do respeito e da prioridade para a educação pública nesse país. As universidades e institutos federais sofreram muito nos últimos quatro anos, com cortes orçamentários, falta de reajuste das bolsas, falta de diálogo”, pontuou.

O combate à evasão de estudantes universitários foi um dos pontos abordados pelo ministro como ação prioritária. “Precisamos discutir muito a evasão dos nossos alunos das universidades que está muito alta. Justifica segundo o Censo da Educação Superior que 54% dos alunos abandona as universidades públicas e gratuitas. São enormes desafios”, destacou.

Leia mais

Lula promove encontro com reitores de universidades federais, na quinta-feira

Ministro da Educação anuncia aumento de 14,9% no piso salarial dos professores

Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro; veja o cronograma

Santana atualizou o número de obras em andamento em instituições de ensino no país. “Temos 256 obras paralisadas nas universidades e 76 obras paralisadas nos institutos federais, somadas a quase 3.700 obras do FNDE, que vão desde creches às escolas”, disse.

O chefe do MEC destacou a participação em um encontro com representantes das universidades federais, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“Só vamos conseguir reconstruir esse país e principalmente a educação pública que pra mim é a coisa mais importante para uma nação com muita união, com diálogo e respeito”, disse Santana.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião com reitores das universidades federais do país e dos institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reajuste de bolsas já foi autorizado por Lula, diz ministro da Educação no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments