Início POLÍTICA Governistas tentam blindar Planalto em embate sobre emendas

Governistas tentam blindar Planalto em embate sobre emendas

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), recebeu a missão de rebater qualquer ilação de que o governo tenha atuado junto ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para definição do momento exato para o bloqueio de emendas.

Guimarães participa da reunião convocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PL), nesta quinta-feira (26). A CNN apurou que entre os argumentos a serem apresentados está o de que a Advocacia-Geral da União (AGU) tem defendido nos autos o pagamento das emendas.

Guimarães também deve propor que os deputados organizem, de uma forma técnica e unida, as informações que Dino solicitou. A Câmara tem até sábado (28) para publicar em sua página na internet as atas das reuniões das comissões permanentes nas quais foram aprovadas 5,4 mil emendas.

Na decisão, o ministro citou possíveis irregularidades no “rito interno” de processamento das emendas e determinou que a Polícia Federal abrisse inquérito para investigar o caso.

A propósito, essa investigação deve ser outro ponto ser abordado por Guimarães na reunião de líderes. A defesa será de que a PF tem atuação independente e que apenas cumpriu ordem do STF de abertura do inquérito.

Reunião extraordinária

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes em meio ao recesso parlamentar. O encontro deve acontecer nesta tarde, na Residência Oficial da Câmara. Parlamentares que não estão em Brasília devem participar por videoconferência.

Segundo aliados de Lira, o objetivo principal do encontro é discutir a eleição, em fevereiro, para cargos na Mesa Diretora. Lideres partidários, no entanto, consideram inevitável tratar sobre o bloqueio pelo ministro Flávio Dino de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governistas tentam blindar Planalto em embate sobre emendas no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments