Início POLÍTICA Relatório da PF: Moraes seguiu sendo monitorado mesmo após posse de Lula

Relatório da PF: Moraes seguiu sendo monitorado mesmo após posse de Lula

Segundo relatório da Polícia Federal (PF), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi monitorado por aliados e membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

A instituição investigou o planejamento de um golpe de Estado que destituiria o presidente eleito nas eleições gerais de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, além de ministro do STF, Moraes presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Chamado pelo codinome “professora” em mensagens de texto trocadas entre o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-assessor parlamentar Marcelo Câmara, o ministro teria sido monitorado até janeiro de 2023, quando aconteceu a posse de Lula.

“As expectativas dos investigados em obter êxito na referida empreitada criminosa permaneceu durante o mês de dezembro, adentrando, inclusive, em janeiro de 2023, já durante o mandato do atual Presidente da República”, diz o relatório.

Em mensagens trocadas no dia 24 de dezembro de 2022 por WhatsApp, Cid pergunta “Onde a professora está?”, ao que Marcelo Câmara responde que irá verificar, confirmando que o ministro estaria em São Paulo. “Volta dia 31 a noite para posse”, escreveu o ex-assessor.

Os dados de monitoramento eram enviados por Câmara, que assessorava o ex-presidente Jair Bolsonaro na época. De acordo com a PF, dados da agenda de Moraes chegaram a ser enviados quando o assessor estava no Palácio da Alvorada.

A Polícia Federal concluiu que se tratava de Moraes após comparar os voos feitos pelo ministro entre 14/12/2022 e 31/12/2022 com as datas e horários que Cid questionava sobre onde a “professora” estaria.

Os voos aconteciam entre São Paulo e Brasília.

Ainda segundo a PF, um plano para assinar Moraes — além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — estava previsto para acontecer em 15 de dezembro de 2022. Como mostrou a CNN, o ministro passou o dia em Brasília.

Bolsonaro: entenda passo a passo do julgamento no STF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relatório da PF: Moraes seguiu sendo monitorado mesmo após posse de Lula no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments