Início BRASIL FAB vai enviar foguete de sondagem ao espaço; lançamento será no fim...

FAB vai enviar foguete de sondagem ao espaço; lançamento será no fim de novembro

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançará uma sonda ao espaço no dia 29 de novembro, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

O lançamento faz parte do início da Operação Potiguar iniciada nessa segunda-feira (18). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (20).

O equipamento que será enviado é um foguete de sondagem modelo VS30 V15, de oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido. O objetivo é treinar os técnicos do CLBI e verificar aparelhos e processos envolvidos na iniciativa.

Segundo a FAB, neste momento, não haverá qualquer experimento embarcado no veículo. Veja um vídeo abaixo da preparação para o lançamento no próximo dia 29. 

O CLBI foca em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, a partir da coleta de dados da trajetória, desempenho e funcionamento dos veículos.

Na segunda fase da ação, prevista para o segundo semestre de 2025, o Centro usará um foguete do mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM).

No fim da Operação Potiguar, a FAB afirma que o Brasil deve conquistar maior autonomia em lançamentos de veículos suborbitais. O país terá a capacidade de lançar um experimento, coletar os dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.

Foguete de Sondagem

O VS 30 é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de um trilho, segundo a Força Aérea Brasileira.

O equipamento foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB. Veja os detalhes da sonda abaixo.

  • Comprimento: 7,911 metros
  • Peso total: 1,5 tonelada
  • Peso da carga útil: 278,46 kg
  • Velocidade máxima: 6 mil km/h
  • Tempo total de voo: 6 minutos e 20 segundos
  • Altitude máxima (apogeu): até 154,9 km
  • Combustível: propelente sólido (900 kg)

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

O CLBI é integrado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e foi criado em 1965, mesmo ano em que foi lançado o primeiro foguete a partir de Parnamirim.

Até hoje, mais de três mil lançamentos ocorreram nas plataformas do Centro, divididos em 717 operações.

Com a Operação Potiguar, a FAB tem o objetivo de reativar a operação de foguetes suborbitais no Rio Grande do Norte e amplia a capacidade de atendimento das demandas por lançamentos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em FAB vai enviar foguete de sondagem ao espaço; lançamento será no fim de novembro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments