O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Rio de Janeiro para cumprir uma série de agendas ligadas a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna, na capital fluminense.
O G20 é um fórum que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. O evento tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.
São esperados representantes de 55 países ou organizações internacionais na capital fluminense entre segunda (18) e terça-feira (19).
Veja os eventos que o presidente participará nos próximos dias:
16 de novembro
Neste sábado (16), o principal compromisso do presidente é uma reunião bilateral com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
A partir das 12h (horário de Brasília), Lula participa da cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social, uma iniciativa que reúne organizações não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, afim de ouvir a sociedade civil nos processos de construção das políticas públicas.
Às 17h, o presidente comparece no Aliança Global Festival, na Praça Mauá, onde artistas brasileiros farão shows gratuitos. Segundo os organizadores, o objetivo do festival é impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — assunto prioridade do Brasil no G20.
Lula será acompanhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja) e pelo presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa — que sediará a próxima edição do G20, em 2025.
17 de novembro
No domingo (17), o presidente participa de reuniões bilaterais e da Plenária dos Prefeitos do Urban 20 (U20), no Armazém da Utopia.
O evento receberá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debates soluções urbanas e o futuro das cidades, inclusão social, combate à fome e pobreza, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas.
18 de novembro
Na segunda-feira (18), pela manhã, Lula presidirá a Cúpula de Líderes do G20, ele iniciará uma, das três sessões substantivas principais do fórum.
As reuniões correspondem, cada uma, às três prioridades que o presidente estabeleceu para a Cúpula: inclusão social e luta contra a fome e a pobreza, reforma da governança global e transição energética e desenvolvimento sustentável.
A programação do domingo finaliza a noite, na recepção oficial oferecida por Lula e pela primeira-dama, aos chefes de delegações e convidados.
19 de novembro
Na manhã de terça-feira (19), a partir das 10h, ocorre a terceira e última sessão substancial dos líderes, para tratar dos tópicos desenvolvimento sustentável e transição energética. Na sequência, haverá a sessão de encerramento da Cúpula e a transmissão da presidência do Brasil para a África do Sul, que preside o G20 a partir de 1º de dezembro.
Ainda neste dia, Lula terá reuniões bilaterais com outros líderes e concederá uma entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde.
Segundo apuração da analista da CNN, Jussara Soares, o presidente terá mais de dez encontros bilaterais durante o período do fórum. Dentre eles, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em reta final de mandato, o francês Emmanuel Macron, os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Itália, Giorgia Meloni e outros.
*Sob supervisão de Renata Souza
Este conteúdo foi originalmente publicado em Festival, reuniões bilaterais, Cúpula: veja agenda de Lula no G20 no site CNN Brasil.