São Paulo pode registrar alagamentos nesta sexta-feira (8) devido à previsão de pancadas fortes de chuva que devem atingir a região neste fim de semana, de acordo com alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo o centro, as chuvas podem provocar inundações em áreas com deficiência de drenagem, enxurradas e inundações bruscas em córregos e canais urbanos na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o tempo começou instável na capital paulista na madrugada desta sexta (8), com céu nublado e chuva. O fenômeno se deve a uma frente fria que se aproxima do litoral paulista, trazendo precipitações generalizadas, intermitentes e com grandes volumes acumulados de chuva para a região.
A Grande São Paulo e a região de Campinas tem alta probabilidade de ocorrência de movimentos de massa devido aos altos volumes de chuva registrados nas últimas 96 horas, associados à continuidade das precipitações volumosas que podem ultrapassar 100 milímetros.
Na Grande São Paulo, o tempo deve permanecer nublado e chuvoso. As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 22°C.
Por conta do acúmulo da água da chuva, existe o risco da ocorrência de deslizamentos pontuais em áreas urbanas, além de possíveis quedas de barreiras às margens de rodovias.
No sábado (9), o risco de deslizamentos deverá ser moderado, ainda influenciado pela chuva acumulada ao longo dos últimos dias. Em Campinas, na região metropolitana de São Paulo, é previsto chuva fraca, mas que ainda pode provocar deslizamentos de terra pontuais em áreas com elevada vulnerabilidade, além de possíveis pontos de inundações.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Este conteúdo foi originalmente publicado em SP deve ter chuva forte e risco de inundações nesta sexta-feira (8), diz Cemaden no site CNN Brasil.