Início POLÍTICA MP Eleitoral recorre ao TSE e reforça pedido de cassação de Castro

MP Eleitoral recorre ao TSE e reforça pedido de cassação de Castro

O vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, se manifestou, na última quarta-feira (6), a favor da cassação e inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É apontado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que houve abuso de poder político e econômico envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022.

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) estende o pedido de cassação para a chapa de Castro, portanto atinge também o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB). Há o pedido de cassação também para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União). Para Pampolha, porém, não foi estendida a inelegibilidade por falta de provas.

Em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi contra a cassação de Castro, Pampolha e Bacellar pelo mesmo caso.

A nova manifestação acontece após recurso do MPE, de Marcelo Freixo (PT) e de sua coligação que foram derrotados por Castro na eleição de 2022, enquanto estava no PSB.

Outro lado

Procurado pela CNN, o governo do Rio de Janeiro afirmou que Castro “se mantém tranquilo e confiante na Justiça”.

Isso acontece por que o recurso diz respeito “a um caso decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral, a favor do governador, devido à total inconsistência das acusações e falta de provas em relação a qualquer repercussão eleitoral das supostas irregularidades”.

Já Bacellar também diz que segue “confiante na Justiça” e destaca que “decisão favorável no TRE se deu de acordo com a realidade dos fatos demonstrada no processo, prevalecendo a vontade popular”.

“A instrução probatória demonstrou que não existe nenhuma conduta a ser imputada ao deputado Rodrigo Bacellar. No âmbito processual, nenhuma prova foi produzida para demonstrar qualquer irregularidade imputável ao deputado Rodrigo Bacellar”, finalizou.

*Com informações de Lucas Mendes, da CNN

Entenda o projeto de lei para banir celulares em escolas

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP Eleitoral recorre ao TSE e reforça pedido de cassação de Castro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments