Início POLÍTICA No P20, Lira cita “tensões” entre países e faz apelo por promoção...

No P20, Lira cita “tensões” entre países e faz apelo por promoção da paz

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma apelo para que os parlamentos de países do G20 atuem em prol da paz e proteção de vidas inocentes nesta quinta-feira (7). Sem mencionar os conflitos no Oriente Médio e na Europa, ele afirmou haver “grandes tensões” entre nações.

Neste ano, Lira preside o P20, fórum legislativo dos países do G20, que reúne as maiores economias do mundo. O Congresso Nacional sedia, nesta semana, a cúpula de diplomacia parlamentar. O evento ocorre até esta sexta-feira (8).

“Estamos passando por um período de grandes tensões entre diversas nações. Somam-se a esse triste cenário, crises humanitárias, climáticas e sanitárias, que têm contribuído para o aumento das desigualdades”, declarou Lira na abertura oficial da conferência.

“Ao reiterar nossa mais veemente condenação a todas as formas de terrorismo, renovamos o apelo a que todos os parlamentos se engajem na promoção da paz, com especial atenção à proteção da vida de civis inocentes”, afirmou.

Lira destacou a necessidade de debate sobre uma nova governança global adaptada, como um dos eixos prioritários da cúpula. O desenvolvimento sustentável e o combate a desigualdades também serão temas de discussão do evento.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também presente na abertura, declarou que o P20 é uma iniciativa que contribui para mais diálogo no que chamou de um “delicado momento” em que “a democracia é questionada em várias partes do globo”. Ele afirmou que os problemas globais requerem soluções conjuntas.

“Nenhum país conseguirá impor sua visão de mundo e resolvê-los [problemas globais] sozinho. Do mesmo modo, as grandes questões da atualidade não podem ser entendidas separadamente. Não é possível falar de combate à fome e à pobreza, sem falar em transição energética, em mudança climática e em governança global”, disse Pacheco.

Conferência

A conferência do P20, em Brasília, é realizada dias antes da Cúpula do G20, que está marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, o Brasil é responsável pela presidência temporária do G20. Como parte das atividades do grupo, Lira assumiu, em outubro do ano passado, a presidência do P20.

De acordo com a Câmara, 35 delegações participam da conferência, que somam 362 delegados. O tema do encontro é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.

No total, 23 países participam do evento, sendo 15 do G20 e oito convidados. A conferência também conta com a participação de representantes de cinco organismos internacionais: União Interparlamentar, Parlamento do Mercosul, ParlAmericas, Organização das Nações Unidas (ONU) e ONU Mulheres.

Este conteúdo foi originalmente publicado em No P20, Lira cita “tensões” entre países e faz apelo por promoção da paz no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments