Início POLÍTICA Depois de apoio de Lira, Republicanos confirma candidatura de Motta

Depois de apoio de Lira, Republicanos confirma candidatura de Motta

O Republicanos oficializou nesta terça-feira (29) a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados em 2025.

O anúncio foi feito após reunião da bancada e depois de o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), ter confirmado seu apoio ao nome de Motta na disputa.

“Os 44 deputados do Republicanos estarão nessa jornada de construção para somar apoios que unifiquem a Casa em prol de um país cada vez mais forte, pujante e desenvolvido. O Brasil precisa de Hugo Motta presidente da Câmara”, declarou Marcos Pereira, presidente nacional da sigla.

LEIA MAIS

Lira oficializa apoio a Hugo Motta para a presidência da Câmara dos Deputados

Em busca de apoio, Hugo Motta tenta não atrelar projeto da anistia à campanha

Kassab prepara ofensiva por Brito na disputa pela presidência da Câmara

Segundo Pereira, o candidato do Republicanos “representa hoje o nome capaz de congregar todas as forças políticas da Câmara”.

Mais cedo, ele acompanhou o pronunciamento de Lira sobre o apoio à Motta. O anúncio era esperado desde agosto, prazo inicial estabelecido por Lira para definir quem apoiaria na disputa pela sua sucessão.

“Quero aqui registrar que vamos fazer uma campanha no corpo a corpo, ouvindo cada um, porque é dessa forma que nós construímos uma Câmara forte, que represente verdadeiramente os anseios da Casa e da população lá representeada […] Estamos confiantes, respeitando a todos, que vamos construir essa convergência”, disse Motta após a reunião da bancada do Republicanos.

Projeto da anistia

Sobre o projeto que dá anistia para investigados do 8 de janeiro, Hugo Motta defendeu “cautela” e “equilíbrio”. O avanço da proposta vinha sendo usado como condição para deputados da oposição apoiarem candidatos na sucessão da Câmara.

Lira decidiu na segunda-feira (28) dar novo despacho para o projeto e determinou que ele seja analisado por uma comissão especial.

Com a decisão, na prática, a tramitação da proposta será atrasada. Motta negou que a medida afaste o apoio do PL da sua candidatura e defendeu o amplo debate da proposta.

“Eu vejo o PL como um partido que estará ao nosso lado. Temos conversado com o líder Altineu Côrtes, com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e com o ex-presidente Bolsonaro reafirmando o compromisso com a importância que o PL tem hoje na Casa. É o maior partido da Casa, com mais de 90 deputados. Nós vamos respeitar o espaço do PL”, declarou Motta.

As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025, mas as movimentações internas tiveram início ainda no primeiro semestre deste ano. Também devem disputar o cargo os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Negociações

Motta tem investido em negociações para o apoio de bancadas maiores, como o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A mesma estratégia é adotada por Elmar Nascimento, que é o atual líder do maior bloco político da Câmara. Ele era considerado o favorito de Lira durante o primeiro semestre.

No entanto, a candidatura de Motta foi viabilizada e ganhou força após a desistência de Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, que ensaiava concorrer ao cargo.

Lira e Motta apostam em uma candidatura de “convergência”, em busca de apoio de um número expressivo de congressistas e de governistas.

“Sem governabilidade, sofre o país. Sofre a população. Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, disse Lira mais cedo.

No anúncio feito nesta manhã por Lira, também compareceram os líderes do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), e do PP, Doutor Luizinho (RJ). Vice-líder do governo na Casa, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) também estava presente.

Como a CNN mostrou, Motta deve intensificar nesta semana as negociações com bancadas para garantir apoio da maioria dos partidos, repetindo a estratégia de Lira na eleição interna anterior. O líder do Republicanos já teve encontro individuais com parlamentares e com grupos de congressistas de siglas em comum.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Depois de apoio de Lira, Republicanos confirma candidatura de Motta no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments