Início POLÍTICA Lavareda: Eleitor deixa recado de moderação nas urnas

Lavareda: Eleitor deixa recado de moderação nas urnas

O cientista político Antonio Lavareda apresentou uma análise abrangente dos resultados das eleições municipais de 2024, destacando tendências significativas e o recado deixado pelo eleitorado brasileiro.

Segundo Lavareda, o principal recado das urnas foi a busca por moderação. ‘O eleitor optou, do ponto de vista da discussão político e ideológica, por aqueles candidatos que primaram pela moderação’, afirmou. Ele observou que essa tendência se manifestou principalmente no campo da direita, seguindo uma onda que vem desde 2018.

12 congressistas são eleitos para prefeituras e suplentes ocupam mandatos em Brasília

Veja lista das capitais com a disputa mais acirrada no segundo turno

PL vai governar quase 26 milhões de brasileiros; PT, cerca de 10 milhões

Avanços e desafios na representatividade

O especialista apontou um aumento, ainda que tímido, na presença de mulheres na política. ‘Nós chegamos a 15% de prefeitas e 18% de vereadoras no conjunto do país’, informou Lavareda. Apesar do progresso, ele ressaltou que, mantendo esse ritmo, levaria cerca de 35 a 40 anos para atingir a paridade de gênero na política brasileira.

Um ponto positivo destacado por Lavareda foi a ausência de questionamentos sobre a urna eletrônica nestas eleições, o que ele considera ‘uma beleza para o país, para a nossa institucionalidade democrática’.

Preocupações persistentes

Lavareda também expressou preocupação com o aumento da violência política, especialmente contra mulheres, durante o período eleitoral. Esse aspecto negativo contrasta com os avanços observados em outras áreas.

Concluindo sua análise, o cientista político enfatizou a importância histórica das eleições municipais no Brasil. ‘Eleições municipais são a prática democrática mais antiga que nós temos. Começamos no Brasil desde 1534 fazendo algum tipo de eleição municipal’, lembrou, destacando que este foi o primeiro tipo de eleição nas Américas, antecedendo até mesmo as da América do Norte.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lavareda: Eleitor deixa recado de moderação nas urnas no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments