Início BRASIL Dia do servidor público: veja o que deixa de funcionar em SP

Dia do servidor público: veja o que deixa de funcionar em SP

O ponto facultativo em decorrência do Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira (28), vai impactar serviços públicos de São Paulo. Embora não seja considerado feriado, algumas repartições públicas terão horário de funcionamento diferenciado ou não abrirão em homenagem ao funcionalismo público.

A escolha da data de 28 de outubro para celebrar o Dia do Servidor Público está diretamente ligada à publicação do Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Esse decreto foi um marco na história do serviço público brasileiro, pois estabeleceu as bases para a organização e o funcionamento da administração pública federal.

O que abre e o que fecha em SP

Os hospitais estaduais manterão funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Para serviços como doação de sangue, os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco e Barueri funcionarão, excepcionalmente, das 8h às 16h. Os postos de Mandaqui e Dante estarão fechados na data.

Todas as unidades dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) terão expediente normal.

Entretanto, estarão fechadas as unidades da Farmácia Dose Certa, a Unidade Dispensadora Tenente Pena, os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barretos, Bauru e Franca. Também não estarão abertas as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) de Araraquara, Assis, Barretos, Botucatu, Campinas (Setembrino e UINICAMP), Franca, Franco da Rocha, Heliópolis, Hospital das Clínicas (FMUSP Riberão Preto), IAMSPE, Instituto da Criança e Instituto de Psiquiatria (HCFMUSP), Osasco, Piracicaba, Registro, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Várzea do Carmo.

A unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro localizada no Jardim Humaitá, na capital, equipamento sob gestão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), não realizará atendimentos na segunda-feira, bem como as 17 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado.

Também não realizarão atendimentos os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) situados dentro das seguintes delegacias: 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo; 2ª Delegacia Seccional de Campinas; Delegacia Seccional de Guarulhos; Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, de Ribeirão Preto; e 7ª Delegacia de Polícia de Santos.

Leia Mais

Incêndio em indústria é contido após 22 horas de combate em Cuiabá (MT)

Viatura é incendiada e polícia investiga represália do Comando Vermelho

Vídeo: teto de shopping desaba na zona norte do Rio de Janeiro

No ensino público, a Secretaria de Educação afirma que 5 mil unidades de ensino da rede estadual estarão fechadas.

O ponto facultativo foi “adiantado” em alguns municípios do estado para semana do feriado de 12 de outubro. Considerando a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, havendo necessidade, as aulas devem ser repostas pelas escolas estaduais. As aulas voltam em toda rede a partir de terça-feira (29).

As 244 unidades do Poupatempo – serviço com o intuito de unir e integrar serviços de diversas áreas e esferas do poder público – funcionarão normalmente durante a segunda-feira. Entre os serviços oferecidos estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débito de veículos, entre outros.

O transporte público metropolitano segue programação normal, ou seja, as linhas da CPTM, Metrô e EMTU circularão no mesmo esquema de dias úteis. Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência localizados nas estações Barra Funda do Metrô, e Tatuapé do Metrô e CPTM, não estarão abertos.

As 31 unidades do Programa Bom Prato que abrem aos sábados e domingos – mas estarão fechadas neste fim de semana de 26 de outubro –  voltarão a funcionar normalmente no Dia do Servidor Público.

Alguns equipamentos culturais do Estado de São Paulo estarão fechados. Confira a lista:

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade: Fechadas
Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO): Aberto das 10h às 22h
Memorial da Resistência de São Paulo: Aberto das 10h às 18h (entrada até às 17h). Entrada gratuita
Memorial da América Latina: Fechado
Mundo do Circo: Fechado
Museu da Imagem e do Som (MIS): Fechado
MIS Experience: Fechado
Museu Afro Brasil: Fechado
Museu Catavento: Fechado
Museu do Café: Fechado
Museu da Imigração: Fechado
Museu do Futebol: Fechado
Museu das Culturas Indígenas: Fechado
Museu da Diversidade Sexual: Fechado
Museu da Língua Portuguesa: Fechado
Museu de Arte Sacra de São Paulo: Fechado
Paço das Artes: Fechado
Pinacoteca de São Paulo: Aberta das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Museu Casa de Portinari: Fechado
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: Fechado
Museu Índia Vanuíre: Fechado
Conservatório de Tatuí: Aberto das 8h às 22h.
Emesp Tom Jobim: Fechado.
Projeto Guri: Sede e polos funcionam normalmente, cada um em seus respectivos horários de funcionamento.
SP Escola de Teatro: Aberto das 9h às 22h
São Paulo Companhia de Dança: Aberta das 10h às 19h
São Paulo Escola de Dança: Aberta das 8h às 22h
Sala São Paulo: não haverá programação no dia 28
Theatro São Pedro: Fechado
Teatro Sérgio Cardoso (TSC): Bilheteria aberta das 14h às 20h, com espetáculo às 18h30 e às 20h
Teatro Estadual de Araras: Fechado
Fábricas de Cultura: Fechadas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia do servidor público: veja o que deixa de funcionar em SP no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments