O ex-boxeador José Adilson Maguila morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila.
A causa da morte do boxeador ainda não foi confirmada pelo instituto ou por familiares.
Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias, e tem entre os títulos um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, tida na época como segunda linha, em 1995.
Ele atuou nos pesos pesados por 17 anos como profissional.
Em sua carreira, Maguila lutou contra grandes nomes do boxe internacional. Entre eles, Evander Holyfield, astro norte-americano.
Leia Mais
Popó lamenta morte de Maguila: “Meu eterno campeão”
Relembre a carreira do boxeador Maguila, que morreu aos 66 anos
Ex-boxeador Maguila morre aos 66 anos
Carreira
Um dos maiores nomes do pugilismo nacional, José Adilson dos Santos Rodrigues, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos.
Há mais de 5 anos o ex-boxeador fazia tratamento para Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), conhecida como “demência pugilística”, uma doença neurodegenerativa e incurável que tem relação direta com os golpes sofridos ao longo da carreira.
Maguila lutou profissionalmente entre os anos de 1993 e 2000, e ao longo destas duas décadas dedicadas ao esporte, foram 85 lutas oficiais, com números impressionantes: 77 vitórias, sendo 61 delas por nocaute, somente 7 derrotas e um empate técnico.
Entre todos os embates encarados pelo pugilista brasileiro, dois foram memoráveis e entraram para a história da modalidade, a primeira contra o campeão mundial Evander Holyfield em 1989, e um ano depois quando subiu no ringue com George Foreman, para a preliminar da luta entre Mike Tayson e Henry Tillman.
A luta com Holyfield foi encerrada no segundo round, com vitória por nocaute do norte-americano e pentacampeão dos pesos-pesados. Na época Maguila vinha de uma sequência de 18 vitórias.
Contra George Foreman, o aracajuano, que estava entre os mais importantes pesos-pesados, somava 36 vitórias e ocupava o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe. Foreman saiu vitorioso no segundo round quando nocauteou Maguila.
Títulos e conquistas
Entre os títulos, Maguila tem o Mundial de Boxe, em 1995, pela Federação Mundial de Boxe.
Campeão brasileiro
Campeão sul-americano
Campeão latino-americano
Pentacampeão continental
Campeão das Américas
Campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja imagens da carreira de Maguila, lenda do boxe brasileiro no site CNN Brasil.