Início BRASIL MP combate venda ilegal de licenças ambientais no Rio de Janeiro

MP combate venda ilegal de licenças ambientais no Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro realizou uma operação contra a venda de liçencas ambientais na cidade de Nova Friburgo, na manhã desta quinta-feira (24).

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 11 pessoas investigadas pelo crime. Entre os alvos estão oito servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A investigação do MPRJ aponta que as concessões ilegais causaram um prejuízo estimado em R$ 20 milhões, por causa do pagamento de vantagens indevidas aos envolvidos na atividade criminosa.

Segundo o ministério, entorno de 1.200 procedimentos administrativos estão em revisão pelo próprio Inea. A estimativa do MPRJ é que cerca de 500 licenças tenham sido concedidas de forma irregular.

As investigações mostram que as licenças ilícitas autorizavam loteamentos, construções e ocupações de terrenos, mas em desacordo com a legislação ambiental.

Leia Mais

Justiça ordena demolição de muro que bloqueia acesso à praia em Pernambuco

Funcionário de agência de crédito é preso por golpe do falso empréstimo no Rio

Homem é preso após criança chorar e revelar em palestra que sofria abusos sexuais

O MPRJ busca reunir provas sobre o suposto núcleo da organização criminosa, que seria composta por servidores do Inea e consultores que eram intermediários entre os proprietários de terras e os funcionários públicos.

De acordo com a investigação, as licenças eram concedidas sem a devida análise e por meio de pagamento facilitado pelos intermediários citados.

Expedidos pela 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, os mandados foram cumpridos em Nova Friburgo, Cordeiro, São Fidélis e Cardoso Moreira. Foram apreendidos 14 celulares e diversos documentos que ainda serão analisados.

Agentes do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) participaram da ação.

Em nota, o Inea informou que já instaurou um grupo de trabalho para reanalisar as licenças emitidas. O instituto afirma que trabalha junto ao Ministério Público nas investigações. Leia a nota na íntegra:

“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que já instaurou um grupo de trabalho para reanálise das licenças emitidas. A iniciativa já está em curso e atuando no cancelamento dos instrumentos emitidos indevidamente. O instituto esclarece ainda que os documentos foram emitidos entre 2021 e março de 2024, anteriores à atual gestão da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade/Inea. O caso está sendo acompanhado pela corregedoria do Inea e o instituto tem trabalhado junto ao Ministério Público nessas investigações”. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP combate venda ilegal de licenças ambientais no Rio de Janeiro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments