Início BRASIL Ex-padre preso por pedofilia em MG foi afastado da igreja em 2021

Ex-padre preso por pedofilia em MG foi afastado da igreja em 2021

Preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (23) por suspeita de ter cometido abusos sexuais contra crianças, o ex-padre Bernardino Batista dos Santos foi afastado em 2021 de suas atividades na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A decisão pelo afastamento foi tomada quando surgiram as primeiras denúncias contra o líder religioso, que era padre na paróquia Cristo Rei, em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com nota emitida pela arquidiocese em novembro de 2021, o afastamento ocorreu de acordo com o Código de Direito Canônico, que, no cânone 1.741 diz que “as causas pelas quais o pároco pode ser legitimamente removido da paróquia são principalmente as seguintes”:

“modo de proceder que traga grave detrimento ou perturbação à comunhão eclesiástica”
“perda da boa estima perante os paroquianos probos e ponderados, ou a aversão contra o pároco, que se preveja não haver de cessar em breve tempo”

Leia mais

Maníaco da Mooca é denunciado por crimes contra mulheres em SP

Flamenguista e roqueiro: quem é o padre que atuará como exorcista em Natal

Arcebispo Dom Odilo renuncia à Arquidiocese de São Paulo

Na ocasião do afastamento, a arquidiocese informou que “diante da denúncia, imediatamente, iniciou trabalho que busca ouvir as autoras desses relatos, um processo de apuração interno que deve caminhar paralelamente, e em colaboração, com o trabalho de instâncias judiciais”.

Para preservar os envolvidos, as investigações feitas pela Comissão Arquidiocesana para a proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis da Arquidiocese de Belo Horizonte correm em sigilo.

O ex-padre, de 77 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira em Juatuba, também na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo as investigações, ele teria abusado sexualmente de 50 meninas com idades entre 3 e 11 anos.

Os crimes teriam ocorrido no município de Tiros, no Alto Paranaíba, desde 1980.

“Ele era padre em uma paróquia vinculada a uma escola. Então, por várias vezes, organizavam excursões e levavam essas crianças para passar um tempo no sítio do padre, com presença de professores e até mesmo de pais. Ele conseguia retirar essas crianças de perto dos responsáveis, com base na confiança, abusava delas e depois as devolvia”, afirmou a delegada regional em Juatuba, Ana Paula Kich Gontijo,

A delegada fez um pedido para que outras eventuais vítimas procurem a Polícia Civil para denunciar o crime. “Essa ocorrência chegará ao inquérito que está investigando a conduta desse suspeito. Quanto mais vítimas conseguirmos localizar, maior será a pena e mais perto da Justiça estaremos”, conclui.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-padre preso por pedofilia em MG foi afastado da igreja em 2021 no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments