O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, celebrou a aprovação da indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC).
“O Senado acaba de aprovar de maneira expressiva a indicação de Gabriel Galípolo para presidência do BC. A qualidade técnica dele e a votação expressiva reforçam mais uma vez que o presidente Lula sempre acertou nas indicações ao BC”, disse.
Leia Mais
Senado aprova indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central
Único ponto negativo de Galípolo é ser indicado por Lula, diz Moro à CNN
Após 4 horas de sabatina, comissão do Senado aprova indicação de Galípolo ao BC
Padilha ainda afirmou que o Executivo federal tem “total confiança” que a gestão de Galípolo irá seguir a lei da autonomia do Banco Central.
Foram 66 votos favoráveis, cinco contrários e nenhuma abstenção.
A indicação do economista já havia sido aprovada, também de forma unânime, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência do BC no lugar de Roberto Campos Neto, que terá o mandato finalizado em 31 de dezembro deste ano.
Sabatina na CAE
No início da tarde, Galípolo teve o nome aprovado por unanimidade em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sob relatoria de Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa.
A sessão durou quase 4 horas. Foram 26 votos favoráveis e nenhum contrário.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo celebra aprovação “expressiva” de indicação de Galípolo no Senado no site CNN Brasil.