Início BRASIL Veja a lista de 11 marcas de azeite impróprias para consumo, segundo...

Veja a lista de 11 marcas de azeite impróprias para consumo, segundo Ministério

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta quinta-feira (3), uma lista com 11 marcas e lotes de azeite de oliva proibidas e que foram consideradas impróprias ao consumo.

São elas: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.

Segundo o Mapa, os produtos foram submetidos à análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e desclassificados por não atenderem aos parâmetros estabelecidos pelas normas vigentes.

Além disso, as empresas responsáveis pelos produtos estão com CNPJ baixado junto à Receita Federal, o que reforça a ocorrência de fraude.

No dia 24 de setembro deste ano, a comercialização das marcas de azeite de oliva Serrano e Cordilheira foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, a importação e distribuição desses produtos são feitas por estabelecimentos desconhecidos no país.

Segundo o ministério, a medida cautelar foi um desdobramento da operação Getsêmani, que identificou esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva.

A fabricação, propaganda, comercialização e uso desses azeites também não estão permitidos.

Leia Mais

Polícia de Pernambuco é autorizada a usar avião que foi de Gusttavo Lima

Anvisa proíbe venda de marcas de azeite e coco ralado em território nacional

Justiça do Consumidor de SP instaura inquérito contra aplicativos de transporte sobre crime sexual durante corridas

O ministério ressalta que os supermercados e atacadistas que disponibilizarem os produtos listados e que possuem procedência desconhecida aos consumidores poderão ser responsabilizados com base no decreto – que prevê normas regulamentadoras sobre a classificação de “produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico”.

A recomendação do ministério é de que os consumidores que adquiriram os produtos deixem de consumi-los. Além disso, a solicitação da substituição deve ser realizada nos parâmetros determinados pelo Código de Defesa do Consumidor ou para o Mapa, pelo canal oficial Fala.BR, com informações do estabelecimento e do endereço onde o produto foi adquirido.

O Mapa destaca que outras marcas ainda estão sendo analisadas e, após a conclusão dos resultados, uma nova lista será divulgada.

Veja a lista na íntegra:


Lista com marcas e lotes de azeite de oliva que foram desclassificadas • Divulgação/Mapa

Dicas para os consumidores

O ministério dá algumas dicas para que os clientes evitem problemas na hora de comprar azeite. São elas:

Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado;
Não compre azeite a granel;
Fique atento à data de validade e aos ingredientes contidos no produto;
Opte por produtos com a data de envase mais recente.

A CNN busca contato com as marcas contempladas na lista e o espaço segue aberto para manifestações. Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do ministério; veja aqui;

*Sob supervisão de Bruno Laforé

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja a lista de 11 marcas de azeite impróprias para consumo, segundo Ministério no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments