Com as chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o último fim de semana, o Guaíba voltou a subir, mas não deve atingir a cota de transbordamento, que é de 3 metros no Cais Mauá. As informações são da MetSul.
A medição das águas do Guaíba indicava 1,40 metro na tarde desta quinta-feira (26). Este nível chegou a ficar abaixo de 1 metro antes da chuva, sendo a cota média histórica desta época do ano. Em maio, o pico da cheia foi de 5,12 metros no Cais Central.
Para que houvesse a possibilidade de uma enchente, a chuva teria que ter caído junto às bacias dos rios contribuintes do Centro para o Norte do estado.
Na região intermediária da bacia do Jacuí, choveu de 50 mm a 100 mm. Nas nascentes dos rios Caí e Taquari, que as águas desaguam no Guaíba, a chuva marcou, até o momento, apenas 5 mm a 30 mm.
Leia Mais
Criança morre após ser esquecida dentro de carro em SC; polícia investiga
Juiz dá nova decisão em caso de aluno pardo barrado em Medicina na USP
MPRS denuncia responsáveis por morte de indígena queimada com aparelho de fundue
Nas bacias dos Sinos e Gravataí, que são rios de menor contribuição, os volumes de chuva foram mais altos.
Segundo o MetSul, há chances para o Guaíba subir um pouco mais com a chegada da vazão, mas sem possibilidades de atingir cotas críticas de transbordamento na parte fora das ilhas com a chuva que caiu até então.
A Defesa Civil estadual já emitiu 57 alertas sobre a situação das chuvas no estado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Apesar de chuvas intensas, Guaíba não deve atingir cota de transbordamento no RS no site CNN Brasil.