Para enfrentar a estiagem que afeta a qualidade da água nos rios da região, o governo do Amazonas instalou purificadores de água potável em cinco comunidades nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Novo Aripuanã e Manicoré.
A ação, que faz parte da Operação Estiagem 2024, foi realizada pela Defesa Civil e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), entre os dias 10 e 19 de setembro, garantindo acesso à água potável para famílias ribeirinhas e prevenindo doenças.
O governador Wilson Lima lançou a operação em 5 de julho, destacando a importância de fornecer assistência humanitária durante os períodos críticos de seca.
Marinha resgata velejador tcheco após dois dias à deriva em alto mar
Quase 700 presos são recapturados em SP cinco dias após “saidinha” temporária
Ameaçada de extinção, arara-azul-de-lear é exibida ao público pela 1ª vez em SP
As comunidades beneficiadas, incluindo Santa Rosa, Delícia, Santa Maria, Urucury e Pandegal, receberam equipamentos capazes de purificar até 5 mil litros de água por dia, removendo bactérias e sedimentos.
O secretário da Defesa Civil, coronel Máximo, ressaltou a importância dessa iniciativa para a saúde das populações em áreas remotas.
As estruturas instaladas possuem suporte para caixa d’água, torneiras e sistema de limpeza, com durabilidade de oito a 14 anos.
Além disso, os moradores receberam capacitação para manter e operar os purificadores, assegurando o acesso contínuo à água de qualidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Amazonas instala purificadores de água para ribeirinhos em meio a risco de seca no site CNN Brasil.