A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18/9), a Operação Slave, com o objetivo de combater o tráfico de pessoas e a redução à condição análoga à de escravo.
São cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em São Sebastião do Paraíso (MG), nos municípios de Ibiraci (MG), Franca (SP) e Pontalinda (SP).
Após o recebimento do relatório de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a PF iniciou a investigação e encontrou indícios de que os investigados estavam recrutando trabalhadores da região Norte e Nordeste, mediante fraude, para trabalho em condições precárias em Minas Gerais e São Paulo.
As apurações também apontam que um dos envolvidos já foi denunciado no ano passado pelo mesmo crime e no mesmo local, uma fazenda. Em nova fiscalização realizada pelo MTE, foram identificados 27 trabalhadores em condições análogas às de escravo.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo, tráfico de pessoas e associação criminosa, cujas penas máximas somadas chegam a 19 anos de prisão.