Início BRASIL Operação derruba sites de música piratas

Operação derruba sites de música piratas

Oito sites piratas de música na internet foram bloqueados em uma operação na manhã desta sexta-feira (23).

Segundo o Ministério da Justiça, que coordena a operação, os sites ilegais ofereciam músicas sem a devida autorização dos detentores dos direitos autorais e, ao mesmo tempo, deixavam os consumidores que acessavam essas plataformas vulneráveis a atuação de malwares e vírus, os quais podem capturar dados dos usuários.

Com base na identificação dos responsáveis pelos sites, a operação cumpre três mandados de buscas e apreensões, na Bahia e no Mato Grosso.

Durante a operação, foram apreendidos materiais relacionados as atividades ilegais, bem, como os computadores, celulares e aparelhos de suporte.

A ação é realizada em parceria com as Polícias Civis da Bahia, do Mato Grosso e Pernambuco. A operação continua em andamento.

Técnicos do Laboratório Cibernético (CiberLab) da Diretoria de Operações do MJ (Diopi/Senasp) constataram que esses sites receberam mais de 12 milhões de visitas no Brasil nos últimos doze meses.

Leia Mais

Apesar de avanço, 60% das cidades brasileiras não atingem meta de vacinação contra poliomielite

Ano a ano: veja quando população começará a diminuir nos estados do Brasil

Alerta em SP: virada radical de umidade e temperatura ocorrerá de sexta para sábado

O esquema

Os relatórios técnicos realizados pelo CiberLab revelam que os donos dos sites usavam táticas sofisticadas para monetizar o acesso ilegal a conteúdo protegido, enquanto inseriam scripts nos dispositivos dos usuários.

Ao copiar música ilegalmente desses sites, os consumidores, além de prejudicarem artistas e produtores também colocavam em perigo a integridade de seus dispositivos, que poderiam ser infectados por malwares ou levar o usuário a sites de phishing, capazes de roubar informações pessoais, financeiras e corporativas, diz o relatório.

Os investigadores dizem que esses sites utilizam conteúdo de entretenimento, no caso específico músicas, “como chamariz”, para redirecionar consumidores a publicidades contendo malware e diversos outros tipos de códigos maliciosos que comprometem a segurança digital.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos na distribuição e manutenção desses sites.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação derruba sites de música piratas no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments