Início POLÍTICA Reforma tributária: relator quer votar urgência do 2º projeto da regulamentação nesta...

Reforma tributária: relator quer votar urgência do 2º projeto da regulamentação nesta segunda (12)

Relator do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, deputado Mauro Benevides (PDT-CE) falou à CNN que a Câmara pode votar a urgência da proposta ainda nesta segunda-feira (12).

“Estou em Brasília desde domingo e acredito que a sessão será aberta até o início da noite”, disse Benevides.

Leia Mais

Governo está no bom caminho de controlar contas públicas, diz Haddad

Morre Delfim Netto: Alckmin diz que ex-ministro deixou exemplos valorosos

Caso das joias: Bolsonaro pede arquivamento de inquérito após decisão do TCU sobre Lula

O pedido de urgência foi apresentado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). A ideia de Benevides Filho e do próprio governo é liquidar a votação nesta semana.

“Teremos reunião de líderes com o presidente [da Câmara,] Arthur Lira amanhã”, disse. “Se não tiver maiores demandas de modificação do projeto, já podemos votar na terça-feira à tarde. Se várias modificações ainda forem demandadas, votamos em 14 de agosto”.

Benevides destaca que quase todos os pleitos de colegas foram incorporados. Ele eles, estão:

Um “meio-termo” quanto ao ITCMD (imposto sobre herança): taxação em saques de previdência privada tipo VGBL em caso de depósitos com menos de cinco anos;
Contribuintes com participação na terceira instância de julgamento de recursos do Comitê Gestor;
30% de mulheres na diretoria do Comitê Gestor;
Criação de um comitê para unificar os entendimentos entre o Comitê Gestor e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A pressa por um acordo faz parte do esforço concentrado definido por Lira (PP-AL). A ideia é resolver as propostas prioritárias da Casa ainda nesta semana para que os deputados possam se dedicar às eleições municipais.

Reforma tributária

A reforma tributária em si — que unifica impostos, entre outros pontos — foi aprovada no ano passado. Agora, o Congresso se debruça sobre a regulamentação.

Um primeiro projeto – que passou pela Câmara no primeiro semestre e está no Senado – tratou de produtos com isenção na cesta básica, setores com alíquotas maiores e menores, fora o modelo da trava estabelecida para evitar que a alíquota única ultrapasse os 26,5%, por exemplo.

Este segundo foca no Comitê Gestor da administração do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Também abrange outros pontos, como a cobrança de imposto sobre herança de previdência privada.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reforma tributária: relator quer votar urgência do 2º projeto da regulamentação nesta segunda (12) no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments