A cidade de Cascavel, no interior do Paraná, começou a operar nesta segunda-feira (5) a maior frota de ônibus elétrico da região Sul do país.
Cerca de 12% da frota da cidade foi eletrificada, sendo 15 ônibus.
Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, o planejamento é para que em dez anos, toda a frota da cidade seja elétrica.
Leia mais
“Parecia que eu passei só um pouquinho a mais do limite”, diz motorista de Porsche sobre acidente a 156 km/h com morte
Crime ambiental: casal é preso com “Tartarugas da Amazônia”
Silvio Santos está melhor e fazendo brincadeiras, diz Patrícia Abravanel à CNN
A prefeitura também criou um eletroterminal exclusivo e dois pontos de recarga de oportunidade para abastecer os novos ônibus elétricos, além desses, outros dois pontos de recarga de oportunidade também serão instalados nos terminais Sul e Leste da cidade.
O projeto contempla ainda a criação de uma usina fotovoltaica exclusiva, que fará a geração de energia superior à necessidade da carga, e que compensará energia não só para os ônibus, como poderá ser utilizada para outras unidades do município.
“O projeto foi planejado respeitando as condições viárias e a demanda pelo transporte público em nossa cidade, trazendo o que tem melhor de tecnologia no transporte sustentável e maximizando o conforto dos passageiros. O veículo da Tevx Higer entrega não só eficiência operacional, como também, preserva as condições viárias da nossa cidade, uma vez que é um dos mais leves do mercado com uma tecnologia monobloco e 100% acessível com piso baixo total”, afirmou Simoni Soares, presidente da Transitar.
Os veículos foram produzidos de acordo com especificações da operação da cidade, incluindo três portas do lado esquerdo. Eles contam com uma autonomia de 270 quilômetros, e carregamento total em menos de 3 horas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cascavel (PR) começa operação da maior frota de ônibus elétrico da região Sul no site CNN Brasil.