O professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) José Matsuo Shimoishi (foto em destaque), 75 anos, morreu, nesse domingo (21/7), vítima de um câncer no sistema nervoso central.
A UnB divulgou nota de falecimento sobre a morte do docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, da Faculdade de Tecnologia (FT-UnB), nessa segunda-feira (22/7).
O velório ocorrerá nesta terça-feira (23/7), às 10h, na Capela 2 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo será cremado às 14h30 no Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO).
Currículo
Graduado em engenharia civil no Instituto Mauá de Tecnologia, em 1974; mestre e doutor pela Universidade de Tóquio, no Japão, de 1980 a 1986; e pós-doutor pela Universidade do Porto, em Portugal, em 2008, Shimoishi foi professor da UnB de 1986 a 2023. Além disso, assumiu por duas vezes a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Transportes.
De 1996 a 2010, foi o primeiro diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru/UnB) e se destacou pelo estudo de soluções de aprimoramento dos sistemas de transportes nas cidades brasileiras.
O professor ainda participou de diversos projetos e cursos em cooperação com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de outros órgãos públicos, além de empresas da iniciativa privada e de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, da sigla em inglês).