Início BRASIL Vídeo: Baleias são flagradas nadando no litoral do Rio de Janeiro

Vídeo: Baleias são flagradas nadando no litoral do Rio de Janeiro

Um fotógrafo carioca registrou o momento em que quatro baleias-jubarte nadavam próximo às Ilhas Cagarras, no litoral do Rio de Janeiro. O flagrante foi feito na manhã do último sábado (15).

Veja o vídeo:

De acordo com o fotógrafo Humberto Badine, o registro aconteceu após quase três horas de espera em um barco. As imagens foram captadas por um drone modelo Mini 3 Pro DJI.

“Quando decolei, fui me aproximando e apareceram quatro jubartes. Foi muito lindo. É emocionante registrar essas gigantes que passam aqui pelo Rio de Janeiro em direção a Abrolhos, na Bahia”, contou Humberto.

Segundo o biólogo Nathan Lagares, do Instituto Mar Urbano, entre junho e agosto de 2023, período de migração, mais de 1.700 baleias foram registradas passando pelo litoral brasileiro. Acredita-se que cerca de 300 a 400 passem pelo Rio de Janeiro. Este número ainda é considerado baixo, visto que o Projeto Baleia Jubarte estima que a população brasileira de jubartes esteja próxima de 20 mil indivíduos.

Leia mais

RJ: cães supostamente envenenados tiveram “gastroenterite hemorrágica”, diz veterinária

Bombeiros combatem incêndios no Pantanal há 77 dias; ribeirinhos são resgatados

Estiagem preocupa regiões do Brasil e pode piorar com chegada do La Niña

“As baleias-jubarte se alimentam em regiões frias, onde há maior abundância de krill, e migram para regiões tropicais para terem seus filhotes em águas mais quentes. Atualmente, a área de parto com maior concentração de baleias é Abrolhos, na Bahia”, explica o biólogo, que integra o Instituto Mar Urbano (IMU).

O avistamento de baleias é regulamentado pela Lei Federal 7.643 de 1988. As principais normas para a observação segura e responsável incluem a proibição de aproximação com o motor engrenado a menos de 100 metros das baleias, sendo obrigatório manter o motor em neutro nessa proximidade.

Entre 100 e 300 metros, a embarcação deve manter uma conduta de observação respeitosa, sem perseguir ou esperar na trajetória dos animais. Para afastar-se do grupo, o motor deve ser reengrenado a uma distância mínima de 50 metros das baleias.

A observação não deve exceder 30 minutos para evitar estresse aos animais, e é essencial não interromper o deslocamento dos cetáceos nem tentar alterar seu curso ou dispersar o grupo. Não se deve aproximar de baleias já perturbadas por outras atividades, e é proibido mergulhar ou nadar com as baleias para proteger a segurança tanto dos animais quanto dos seres humanos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: Baleias são flagradas nadando no litoral do Rio de Janeiro no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments