Início POLÍTICA Barroso pede aos tribunais do Pará agilidade em ações sobre desmatamento

Barroso pede aos tribunais do Pará agilidade em ações sobre desmatamento

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, pediu aos tribunais do Pará agilidade em ações de combate ao desmatamento.

O ministro está, nesta segunda-feira (17), em Altamira. Ele sobrevoou a região pela manhã e disse ter visto “áreas largas desmatadas, aparentemente de maneira irregular”.

“Não é nenhuma impressão, é uma constatação”, afirmou Barroso, após a aterrissagem.

Leia Mais

PL do Aborto: Câmara avalia “meio-termo” para projeto

AGU elabora parecer para “proteger” governo Lula de acusações de ação eleitoreira no RS

Caso Marielle: Moraes ordena que conversas de Ronnie Lessa continuem monitoradas em SP

Ele se disse especialmente preocupado com o desmatamento na terra indígena de Ituna Itatá, uma das mais afetadas por ações ilegais.

Segundo a CNN apurou, Barroso se reuniu com representantes das justiças federal e estadual e os alertou para a necessidade de maior celeridade em ações envolvendo crimes ambientais.

A ideia é sensibilizar os tribunais para que sejam providenciados reforços nas suas estruturas, mediante provimento de novos cargos e capacitação especial no combate ao desmatamento.

Segundo Barroso, são vastas as áreas públicas, reservas legais e terras indígenas que sofrem com a supressão irregular de floresta, tornando Altamira uma região emblemática da “situação de descontrole”.

Ele chamou a atenção para o fato de que nem sempre a política local volta a sua atenção ao problema, porque há um “custo político”. Nessa lacuna, “o Judiciário é que deve desempenhar esse papel”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Barroso pede aos tribunais do Pará agilidade em ações sobre desmatamento no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments