O Distrito Federal tem mais de 5,4 mil edificações consideradas templos religiosos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria desses templos está localizado em Ceilândia. A região administrativa tem 707 construções do tipo.
As informações do IBGE, baseadas no Censo 2022, foram divulgadas nesta sexta-feira (13/6). Segundo o levantamento, depois de Ceilândia aparecem Samambaia e Planaltina, com 558 e 484 templos religiosos, respectivamente.
Para o IBGE, são considerados templos religiosos construções utilizadas com a finalidade “exclusiva de congregar pessoas que comunguem da mesma fé ou crença para a realização de cultos e rituais religiosos. Exemplos: igrejas, congregações espíritas, templos budistas, sinagogas, mesquitas, terreiros, casas de reza, etc”.
A RA com o menor número de templos é o Setor de Indústrias e Abastecimento (Sia), que soma 14 igrejas. Outras regiões como Sudoeste, Cruzeiro, Águas Claras e Park Way também não chegam a 20 construções religiosas.
Veja a quantidade em cada RA:
Saúde e Educação
O levantamento do IBGE ainda detalha a quantidade de estabelecimentos de saúde e de educação nas RAs da capital federal. O instituto definiu como estabelecimento de saúde edificação utilizada com a finalidade de ações na área de saúde, sendo público ou particular.
No Distrito Federal, os estabelecimentos de saúde estão concentrados em Taguatinga, que conta com 469 endereços, seguido por Plano Piloto, com 407 e Ceilândia, com 169. Estas três Regiões Administrativas concentram 45,8% de todos os endereços dessa espécie na capital do país.
Já em relação aos estabelecimentos de ensino, o IBGE revelou que, no Distrito Federal, os estabelecimentos de ensino foram mais encontrados em Ceilândia, com 298 endereços, seguido por Taguatinga, com 280, e Plano Piloto, com 241.