Início POLÍTICA Análise: Dividido entre bolsonarismo e governo, Rueda toma posse no União Brasil

Análise: Dividido entre bolsonarismo e governo, Rueda toma posse no União Brasil

O advogado Antonio Rueda disse a jornalistas, após tomar posse na terça-feira (11) como presidente nacional do União Brasil, que o partido nunca esteve “tão unido” e não vai “medir esforços” para eleger os presidentes das duas Casas – o deputado Elmar Nascimento (BA) na Câmara e Davi Alcolumbre (AP) no Senado.

Dois anos após a fusão com o PSL, o União Brasil superou as divergências internas e pacificou uma relação que era turbulenta entre os políticos do antigo DEM e os que vieram do partido de Luciano Bivar após o rompimento dele com o bolsonarismo.

Com Bivar fora após perder uma disputa interna com Rueda, o União dividiu seus espaços para governar.

Leia Mais

Bivar desiste de tentar recuperar presidência do União Brasil, mas não descarta nova ação futura

PF faz operação contra ameaças ao presidente do União Brasil

Bolsonaro pede compromissos e define apoio a candidato de Lira para presidência da Câmara

Para comandar as duas casas em 2025, dirigentes da legenda ouvidos pela CNN fazem as contas: dos 58 deputados federais, cerca de 45 votam de forma “estável” com o governo, que entregou ao União Brasil as pastas do Turismo (Celso Sabino) e Comunicações (Juscelino Filho).

Ambos estavam no jantar de ontem de celebração da posse de Rueda, que também contou com a presença de bolsonaristas como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Ao ser perguntado sobre a relação do União Brasil com o governo Lula, Flávio Bolsonaro respondeu que a presença dos ministros “só mostra que o União tem excelentes quadros”. “Tão bons que tenho até respeito e admiração pelo ministro Celso Sabino”, disse.

“Nós tivemos problemas com o Bivar, o Jair Bolsonaro saiu brigado com ele, mas o Rueda sempre foi um homem das articulações de bastidores. Temos uma ótima relação”, complementou o senador do PL.

Já o deputado Mendonça Filho (PE), que deixou a direção do União em Recife após o partido fechar com a candidatura do prefeito João Campos (PSB), disse acreditar que “a eleição do Alcolumbre está garantida e a do Elmar está bem encaminhada”.

“O União tem uma ala oposicionista, da qual faço parte, e mantém uma distância ideológica do lulopetismo, mas entrega ao governo mais votos que partidos médios”, analisou Mendonça.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Dividido entre bolsonarismo e governo, Rueda toma posse no União Brasil no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments