O Ministério da Justiça e Segurança Pública renovou, por mais 90 dias, a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5).
A decisão atende a um pedido feito pelo governador do estado, Cláudio Castro (PL).
O grupo atua na região desde outubro do ano passado, com objetivo de conter a crise na segurança pública. O emprego dos agentes já havia sido prorrogado por três vezes.
Leia Mais
Comissão retira convocação de Lewandowski para explicar diretrizes sobre câmeras corporais
Projeto que cria Força Nacional de Defesa Civil, com atuação integrada, avança na Câmara
Governo discute estrutura e campanha para alistamento feminino em 2025
Cerca de 300 integrantes da Força Nacional e 250 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram deslocados para reforçar o policiamento no Rio de Janeiro.
A autorização foi anunciada como parte de um conjunto de medidas batizadas de Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). O intuito é promover a integração institucional e de redes de informação entre órgãos de segurança.
Para o trabalho, o governo federal gastou mais de R$ 3,5 milhões apenas com os novos equipamentos: carabinas, espingardas, fuzis, granadas, pistolas e muita munição.
Amazonas
Também nesta quarta-feira foi publicada uma portaria que autoriza, por 120 dias, o envio de agentes da Força Nacional para o Amazonas, nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas.
O efetivo também atuará em atividades de defesa civil ligadas ao meio ambiente e “nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública” nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro é prorrogada por 90 dias no site CNN Brasil.