O nível do Rio Guaíba voltou a ficar abaixo da cota de inundação a partir da tarde da última segunda-feira (3) e os modelos numéricos indicam pouca chuva no estado até o fim do mês.
Segundo a MetSul Meteorologia, após exceder a cota de transbordamento na madrugada de ontem no Cais Central, da Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, o nível do Guaíba começou a baixar por volta das 18h.
Entre meia-noite, quando começou a subir, e 7h da manhã de ontem (3), quando houve repique em 3,16 metros no cais, o Guaíba aumentou o nível em 43 centímetros em apenas sete horas. Assim, o rio chegou a subir 10 centímetros por hora no começo da madrugada.
No início deste mês, o nível do Guaíba ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês em Porto Alegre. O rio atingiu, na madrugada do último sábado (1), 3,57 metros, três centímetros abaixo da cota, que foi atualizada para 3,60 metros. Isso significa que o lago está de volta ao seu leito, ou seja, não transborda mais.
Litoral paulista deve ter chuvas e ventos de até 90 km/h nesta terça (4)
Rio Grande do Sul tem 616 mil pessoas fora de casa pela calamidade
Nível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto Alegre; veja imagens
A frente fria que avançou pelo estado gaúcho durante a última segunda-feira não causou volumes altos de chuva. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os níveis chegaram a um acumulado de no máximo 21mm, como nos municípios de Teutônia e Rio Pardo.
Nos próximos dias, a previsão é de que a temperatura se eleve. Assim, o sol deve aparecer com nuvens nesta terça-feira (4), no entanto, algumas áreas do estado podem apresentar maior nebulosidade.
Além disso, uma massa de ar frio cobre o território gaúcho nesta semana e a previsão é de geada em pontos da Serra do Sudeste, Campanha, Planalto e Campos de Cima da Serra, onde a temperatura pode alcançar mínimas próximas de 0ºC. Já em Porto Alegre, o tempo permanece com sol e nuvens e com uma média de temperatura de 7ºC a 19ºC.
O portal de meteorologia ainda aponta que os modelos numéricos analisados indicam níveis baixos de chuva no Rio Grande do Sul até a metade deste mês de junho e que nos próximos dez dias pode não haver indícios de chuva. Isso porque, o estado estará sob a influência de uma massa de ar quente que vai bloquear frentes frias e garantir a permanência de sol a partir do meio desta semana.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: nível do Guaíba volta a ficar abaixo da cota de inundação no site CNN Brasil.