Início BRASIL Estado de São Paulo é condenado indenizar mulher por diagnóstico errado de...

Estado de São Paulo é condenado indenizar mulher por diagnóstico errado de aborto espontâneo

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o Estado de São Paulo a pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais a uma mulher vítima de erro de diagnóstico médico.

Segundo o texto da decisão, assinado pela desembargadora Maria Fernanda de Toledo Rodovalho no dia 22 de abril, a paciente foi ao hospital em agosto de 2016, com menos de dois meses de gestação. Ao dar entrada, relatou fortes dores abdominais, sangramento e febre.

O laudo emitido após o atendimento indicava que o embrião não registrava batimentos cardíacos. Por conta do resultado apresentado, o diagnóstico médico foi de aborto espontâneo, com prescrição de medicação para expulsão do feto.

Após usar o medicamento por uma semana, a paciente voltou ao hospital para realizar a curetagem. Um novo exame, no entanto, indicou que o feto estava vivo e a gravidez seguia com normalidade.

Leia Mais

Mulher é morta a tiros por vizinho após briga sobre barulho em sua residência

Braga Netto pede ao STF devolução de passaporte, armas e munições

Integrantes de grupo de oração são assaltados dentro de paróquia em Nilópolis (RJ)

“Apesar de o filho da autora ter nascido saudável e sem sequelas, houve real risco de interrupção da gravidez”, afirmou a desembargadora.

No entendimento de Rodovalho, a indenização é justificada pelo “profundo abalo” causado à paciente.

“O dano é inequívoco: até o fim da gestação, foi assombrada com a possibilidade de que a criança que estava por nascer poderia ter sequelas”, escreveu. “Esse desassossego não é um mero incômodo, é efetivo dano moral.”

O julgamento da relatora foi acompanhado de maneira unânime pelos desembargadores Carlos Von Adamek e Renato Delbianco.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estado de São Paulo é condenado indenizar mulher por diagnóstico errado de aborto espontâneo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments