O ministro Alexandre de Moraes decidiu que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve processar e julgar parte do caso da tentativa de atentado a bomba no aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022.
A decisão, de quarta-feira (29), segue manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Leia Mais
Moraes autorizou prisão de suspeitos de ameaçar seus familiares
Marinha acompanhou prisão de fuzileiro naval que teria ameaçado familiares de Moraes
PF prende dois suspeitos de ameaças a familiares de Moraes
Caberá ao Supremo analisar o caso quanto a possíveis crimes contra o Estado Democrático de Direito e os definidos na Lei de Terrorismo.
A Corte não analisará o caso com relação aos crimes pelos quais já houve condenação. Três réus na Justiça comum do Distrito Federal foram condenados pelo plano de ataque a bomba no aeroporto.
George Washington de Oliveira, pelos crimes de explosão, incêndio e por ilegal de arma de fogo. Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo, pelos crimes de explosão e incêndio.
Moraes entendeu que há conexão do caso com inquéritos que já tramitam no STF, como o que apura atos antidemocráticos pelo país.
O ministro também citou ligação com a investigação sobre os ataques à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, também do final de 2022, em que foram queimados veículos na região central da capital.
“Vislumbra-se, neste caso, que as provas das infrações supostamente cometidas pelos investigados, ou ainda, suas circunstâncias elementares, influem diretamente nas investigações ainda conduzidas neste SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL”, disse Moraes.
A decisão foi dada depois de remessa da investigação ao STF pela Justiça Federal de Brasília.
Parte do caso havia sido enviado à esfera federal pela Justiça comum do Distrito Federal, a pedido do Ministério Público, para análise de eventuais crimes contra o Estado democrático de direito.
O trio foi condenado pelo Tribunal de Justiça do DF, mas a polícia não descarta a participação de outras pessoas no esquema e possível financiamento.
*Publicado por Renata Souza
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes decide que STF vai analisar parte do caso sobre bomba no aeroporto de Brasília no site CNN Brasil.