O governo do Rio Grande do Sul decretou a suspensão das aulas na rede estadual das cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.
Neste domingo (26), a Defesa Civil da capital gaúcha emitiu um alerta para a possibilidade de mais chuvas e ventos fortes nesta segunda-feira (27), que podem prolongar os alagamentos que persistem na capital gaúcha.
As aulas foram suspensas tanto na segunda quanto na terça-feira (28).
Leia Mais
Ministério de reestruturação vai funcionar em prédio de banco público em Porto Alegre
Custos pessoais, PIB e inflação: chuvas no RS devem impactar economia do micro ao macro
Porto Alegre ainda tem centenas de carros embaixo d’água; veja imagens
Além da rede estadual, foram suspensas as aulas nas escolas municipais dos três municípios e nas instituições privadas de Porto Alegre.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas – que podem chegar a 100 mm por dia – devem causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.
A previsão é para início na madrugada de hoje para amanhã, podendo se estender até a noite de segunda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Situação no estado
O alerta para chuvas vem após quase um mês do início das enchentes no Sul do país, que já deixaram 169 pessoas mortas e 56 desaparecidas. A tragédia registrou 806 feridos e mais de 2,3 milhões de pessoas afastadas.
Além disso, bairros, principalmente da Zona Norte da cidade, na região do aeroporto Salgado Filho e da Arena do Grêmio, continuam submersos. O estado registra mais de 800 casos de leptospirose.
As aulas em Porto Alegre estavam previstas para serem retomadas nesta quarta-feira (22), porém devido o agravamento da situação na quinta-feira (23), elas precisaram ser suspensas novamente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Aulas são suspensas em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande após previsão de novas chuvas no site CNN Brasil.