Início BRASIL Relatório alerta para pedidos de doação falsos para vítimas do RS

Relatório alerta para pedidos de doação falsos para vítimas do RS

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou anúncios falsos impulsionados por ferramentas pagas de redes sociais com pedidos de doações para vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.

O relatório apontou 351 anúncios fraudulentos realizados por 186 anunciantes entre os dias 6 e 8 de maio, primeiros dias da tragédia. Segundo a análise, páginas usaram celebridades e pessoas reais para aplicarem os golpes.

Em um dos anúncios, um usuário do Facebook, rede social da Meta, exibiu falas do governador Eduardo Leite com links que levam a uma arrecadação ao site da Vakinha, em que qualquer pessoa pode iniciar campanhas para arrecadação de verbas. No total, foram 324 anúncios veiculados ao site.

Leia Mais

Homens são presos em SP furtando doações que iriam para o Rio Grande do Sul

“Municípios perderam capacidade de fazer frente” à crise no RS, diz diretor do CENAD

“Sem socorro financeiro, teremos um colapso”, diz prefeito de Canoas (RS) à CNN

A pesquisa considerou anúncios fraudulentos aqueles que apresentavam conteúdos pagos e impulsionados que se apropriam de técnicas de engenharia social, e se referem a produtos/informações falsas que buscam intencionalmente obter renda ilegal e causar danos patrimoniais e morais a outras pessoas.

Coordenado pelos pesquisadores Débora Salles e Rose Marie Santini, o estudo tem o objetivo de analisar a desinformação envolvendo a emergência climática no Rio Grande do Sul em publicações nas redes sociais, bem como fraudes e golpes em anúncios da ferramenta de impulsionamento da Meta, uma vez que as redes sociais da empresa são as únicas que oferece um sistema capaz de analisar os anúncios publicados. O relatório reforça que os números e padrões apresentados não se repetem em outras plataformas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relatório alerta para pedidos de doação falsos para vítimas do RS no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments