O nível do Lago Guaíba superou, pela terceira vez desde o começo das inundações, o registro histórico da enchente de 1941 na manhã desta sexta-feira (17), com nível da água em 4,70 metros. A mediação foi feita pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Em 1941, a capital gaúcha enfrentou um alagamento histórico, que deixou cerca de 70 mil pessoas desabrigadas. Na ocasião, o nível do Guaíba, cuja cota de inundação é de 3 metros, chegou a uma altura entre 4,75 e 4,76 metros, segundo registros da época.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, divulgado nesta quinta-feira (16), mostrou que os cenários prováveis de chuva no estado indicam que os níveis do Lago Guaíba devem se manter acima da cota de inundação de 3 metros até o final do mês.
Leia Mais
MP registra mais de 500 denúncias de preços abusivos em meio às enchentes no RS
Polícia retira "duto clandestino" usado para escoar água de condomínio em Pelotas (RS)
Marinha já resgatou 2 mil vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A estimativa é de que ocorram novas chuvas.
Dessa forma, as enchentes duradouras podem provocar uma redução lenta dos níveis abaixo dos 5 metros, que devem permanecer acima dos 4 metros até o início da semana que vem.
Porém, se continuar com o alto volume de chuvas, o nível elevado da água pode ser prolongado.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guaíba cai para nível abaixo do registrado na enchente histórica de 1941 no site CNN Brasil.