Início POLÍTICA Irmão de Dino assume órgão do MPF que pode atuar nas enchentes

Irmão de Dino assume órgão do MPF que pode atuar nas enchentes

O subprocurador-geral da República Nicolao Dino, irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, foi eleito nesta terça-feira (14) o novo chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) — órgão que tem competência para atuar, por exemplo, nas enchentes do Rio Grande do Sul.

Nicolao foi indicado ao cargo pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e eleito pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF).

Leia Mais

Parte da rede de saúde no RS é irrecuperável, diz Ministério da Saúde

Alckmin cita medidas do governo e diz que não faltarão recursos para o RS

Chuvas no RS: o que se sabe sobre o inquérito das fake news

Ele assume formalmente apenas no dia 27, mas a CNN apurou que já está no radar uma interlocução com procuradores gaúchos para tratar da catástrofe ambiental no estado.

Dentro da estrutura do MPF, a PFDC é responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos, o que inclui garantir princípios constitucionais como a igualdade, a dignidade, a saúde, a educação, a assistência social e a segurança pública, entre outros.

É comum, por exemplo, que a PFDC envie ofícios aos governos recomendando melhorias na efetividade dos direitos dos cidadãos.

No passado, o órgão já atuou para cobrar do poder público a implementação de políticas de prevenção a desastres ambientais, como o que agora assola o Rio Grande do Sul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irmão de Dino assume órgão do MPF que pode atuar nas enchentes no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments