Início POLÍTICA Chuvas no RS: Governo quer usar sessão do Congresso para aprovar liberação...

Chuvas no RS: Governo quer usar sessão do Congresso para aprovar liberação imediata de recursos da bancada gaúcha

O governo federal quer usar a próxima sessão do Congresso Nacional, marcada para quinta-feira (9), para aprovar a priorização de liberações imediatas de recursos de emendas parlamentares para a bancada do Rio Grande do Sul.

Para isso, o Congresso deve votar uma proposta que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias e faz parte do pacote bilionário de emendas planejado pelo governo para o estado, que sofre com uma catástrofe sem precedentes.

Líderes disseram à CNN que, apesar do governo ter pensando em pedir o adiamento da sessão – temendo a derrubada de vetos – agora, o encontro não correria mais riscos de ser novamente adiado justamente porque ganhou mais urgência diante da situação vivida no sul do país.

Leia Mais

Chuvas no RS: Governo abre prazo para parlamentares remanejarem R$ 448 mi em emendas

Chuvas no RS: Ministérios já têm autorização para liberar recursos, diz Lula

Lula deve suspender pagamento de dívida do RS

O dispositivo que permite a priorização do repasse para o Sul foi inserido pelo governo através de uma emenda em um projeto de lei que já estava pautado para ser analisado nesta quinta.

Decreto de calamidade

O Senado vota na sessão desta terça (7) o decreto de projeto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro deste ano.

O dispositivo foi aprovado pelo plenário da Câmara na segunda-feira (6) e após a aprovação no Senado, dada como certa, permitirá que o governo federal adote os próximos passos, como a edição de uma medida provisória com auxílio para o estado.

Não há valor previsto ainda porque, segundo governistas, é preciso uma avaliação ainda do tamanho dos estragos causados pelas enchentes.

Estão previstos na MP créditos extraordinários e o uso de recursos federais fora do teto de gastos. Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não haverá alteração na meta fiscal para este ano.

A possibilidade de encaminhar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi abandonada por hora. Na pandemia, a alternativa foi aprovar uma PEC de Guerra, mas nas circunstâncias atuais houve uma avaliação de que enviar o projeto de lei de decreto legislativo poderia evitar a adoção de gastos extras.

FOTOS – Água invade diversas áreas do aeroporto de Porto Alegre

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Governo quer usar sessão do Congresso para aprovar liberação imediata de recursos da bancada gaúcha no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments