Durante pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira (2) em Santa Maria (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “não permitirá” que falte recursos do governo federal para minimizar os danos provocados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana. Até o momento, ao menos 13 pessoas morreram.
A fala de Lula ocorreu depois de uma reunião para tratar da crise no estado, da qual participaram o governador Eduardo Leite (PSDB), ministros e representantes das Forças Armadas.
Leia mais
Vídeo: FAB usa helicóptero para resgatar criança que estava em hospital ilhado no RS
Chuvas no RS: Caxias do Sul emite alerta para risco de rompimento de barragem
Chuvas no RS: número de municípios afetados sobe para 147
“O governo federal estará 100% à disposição do estado do Rio Grande do Sul, do povo do Rio Grande do Sul, para a gente atender com material humano, com trabalho, eficiência e com recurso, que eu sei que vai ser necessário, para que a gente possa reparar os prejuízos”, afirmou Lula.
Segundo o presidente, neste primeiro momento, o foco das ações coordenadas entre os governos federal e estadual é resgatar pessoas feridas e ilhadas. “No segundo momento, a gente vai ter que cuidar de fazer uma avaliação dos danos e, a partir daí, começar a pensar como encontrar o dinheiro para que a gente possa reparar esses danos.”
Mais cedo, Eduardo Leite publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que este momento “não é apenas de sobrevoos, mas de articulação de todos para salvar vidas”.
Leite elogiou a presença de Lula e dos ministros em Santa Maria e reforçou que este “já é e será o pior desastre climático do nosso estado”.
“Neste momento, o presidente já garantiu, e eu tenho plena confiança, que não faltarão recursos do governo federal para nos atender. E não faltará também por parte do governo estadual”, disse o tucano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: “não vamos permitir que falte recursos para reparar os danos”, diz Lula no site CNN Brasil.