Mais uma vez, o Rio Grande do Sul é afetado por fortes temporais que deixaram pelo menos 25 municípios com acumulados de chuvas acima dos 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo os números do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O município de Faxinal Do Soturno, na região central do estado, registrou 226,2 milímetros de chuva. Lagoa Bonita Do Sul e Segredo também registraram acumulados acima de 200 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha emitido alerta vermelho para temporais no estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (29). O Instituto registrou rajadas de ventos acima de 50km/h em pelo menos 15 cidades. No município de Soledade, os ventos chegaram a 87 km/h.
Leia Mais
Operação resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão em garimpo ilegal
Influencer trans Samara Mapoua volta à cadeia após decisão judicial
Ministério dos Direitos Humanos cobra SSP-SP por morte de senegalês em abordagem policial
Segundo a Climatempo, o deslocamento de uma frente fria é o que contribui com a entrada de umidade na região. Para esta terça-feira (30), o sol volta a aparecer em todas as regiões do estado, mas é esperado pancadas de chuvas, principalmente à tarde. A área de maior cuidado é a faixa central e sul, onde as pancadas podem ocorrer já pela manhã.
A tendência para os próximos dias é que essa frente fria desloque em direção ao Sudeste, deixando o tempo instável em toda a região Sul. Na sexta-feira (3), uma segunda frente fria ingressa no estado e provoca novos temporais. As pancadas de chuvas devem persistir ao longo de todo o fim de semana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fortes chuvas atingem ao menos 25 cidades no Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.