Duas estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal foram premiadas no programa Jovem Senador 2023, do Senado Federal. Ivinny de Miranda Santana, do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia, e Érica Leite de Oliveira (foto em destaque), do Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião, ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira colocações da etapa estadual/distrital da iniciativa.
O programa se desenvolve a partir de um concurso de redação. Depois, os autores dos 27 melhores textos, um de cada unidade da Federação, passam uma semana no Senado.
A iniciativa ocorre em parceria entre a Casa e as secretarias estaduais e distrital de Educação. As escolas participam, inicialmente, por meio de um concurso interno com os alunos da instituição de ensino e escolhe a redação que vai representá-la na fase estadual.
Em seguida, cada Coordenação Regional de Ensino seleciona um texto e o envia para a Diretoria de Ensino Médio (Diem) da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Professores e analistas da pasta ajudam a corrigir os textos e escolhem os três melhores, sem qualquer classificação; na sequência, encaminham-nos para o Senado Federal, para seleção final.
Imersão
A cada ano, o projeto propõe um tema de redação como forma de seleção dos participantes. Em 2023, o tema foi “saúde mental nas escolas públicas”. “Eu adorei o tema. Não achei tão difícil escrever sobre ele porque estudo em escola pública e temos falado muito sobre a temática, principalmente após a pandemia de Covid-19“, contou Érica.
A estudante, que pretende se graduar em psicologia ou ciência política, contou que trabalhar um texto sobre saúde mental ajudou a enxergar o outro lado da moeda. “[Isso] me abriu ainda mais a mente, porque escrevi o texto com uma visão de aluna sobre o tema. Durante e até após minha pesquisa, percebi como isso afeta também nossos professores”, completou a jovem.
Leia aqui a redação de Ivinny de Miranda Santana
Leia aqui a redação de Érica Leite de Oliveira
Para 2024, o tema do concurso de redação está definido: “os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A expectativa é de que mais estudantes do Distrito Federal participem da próxima edição.
Para concorrer, o candidato deve estar matriculado em uma escola pública e ser assíduo; ter no máximo 19 anos, completados até 31 de dezembro do ano corrente; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerá o mandato de jovem senador e representará o estado de origem ou o Distrito Federal.
Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Senado Federal