Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES CPI: Exército não fez ocorrência em tentativa de invasão à casas do...

CPI: Exército não fez ocorrência em tentativa de invasão à casas do QG

A resposta a um requerimento de informações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Golpistas, em andamento no Distrito Federal, mostra que o Exército não registrou ocorrência quando bolsonaristas tentaram invadir casas de generais, em 31 de dezembro de 2022. Naquela data, inconformados com um discurso do general Hamilton Mourão, então vice-presidente do país, golpistas marcharam indignados para a área residencial do Quartel-General.

Em cadeia de rádio e TV, o então presidente em exercício — com a viagem de Jair Bolsonaro (PL) para os EUA — criticou “lideranças” que, por meio do “silêncio” e do “protagonismo inoportuno e deletério”, contribuíram para um “clima de caos”. A fala foi interpretada por conservadores como uma crítica velada a Bolsonaro e uma “desistência”, já que Mourão chegou a chamar a alternância de poder de “saudável”.

Logo após o pronunciamento, um grupo grande de pessoas que estava no QG marchou em bando para a frente de casas de generais, naquela área militar, e tentou invadir o local. A tropa de choque do Exército precisou ser acionada. Mas, segundo resposta das próprias Forças Armadas, não houve qualquer prisão ou sequer registro de ocorrência.

Relembre a tentativa de invasão:

“Foi realizada a abordagem pela guarnição em serviço e, após terem sido orientados, o grupo se dissipou. Face às circunstâncias da ocorrência, não houve a necessidade de adoção de quaisquer outras providências”, informou o Exército ao questionamento de Fábio Felix (PSol), membro da CPI da Câmara Legislativa.

A resposta também finaliza afirmando que não foram registradas ocorrências no dia 31/12/22 nem qualquer detenção dos envolvidos.

Na data, porém, o clima foi de muita tensão. Vídeos gravados no momento, e reportados pelo Metrópoles à época, mostravam o grupo chegando a provocar os homens do quartel gritando em coro: “Atira!”. Um outro bolsonarista ainda diz que os militares estavam fazendo “serviço de bandido”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments