O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (6), com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que foram convidados para assumir, respectivamente, os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos.
Em nota, o Planalto afirmou que os dois aceitaram os convites e que a nomeação e posse de ambos serão realizadas no retorno do presidente da reunião do G20.
Ainda segundo o comunicado do Palácio do Planalto, o ministro Márcio França, atualmente no comando de Portos e Aeroportos, assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.
Leia também
Afetado pela reforma ministerial, PSB espera apoio de Lula em 2026
PSB viu “desrespeito” na negociação da reforma ministerial, dizem interlocutores
Lula tenta solução com entrave de PSB e PP na reforma ministerial
O desenho final da nova Esplanada foi fechado na terça-feira (5), segundo informações antecipadas pela CNN.
De acordo com informações da repórter da CNN Tainá Falcão, a ministra do Esporte, Ana Moser, que será exonerada, poderá assumir um cargo menor, em alguma secretaria vinculada à pasta.
Outros cargos em negociação entre o Centrão e o governo são: a presidência e a estrutura da Caixa Econômica Federal e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que foi recriada.
A nomeação de indicações do Centrão para esses órgãos deverá ser feita em outra reforma, no final do ano, em dezembro.
Vídeo — Confira quais ministérios serão afetados na reforma ministerial
(Publicado por Daniel Fernandes, com informações de Tainá Falcão)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula anuncia Silvio Costa Filho no Ministério de Portos e Aeroportos e Fufuca no Esporte no site CNN Brasil.