O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência, nesta quarta-feira (26), com presidentes de vários países sobre compromissos assumidos na reunião, feita em 2024, “em defesa da democracia”, em Nova York.
Entre os presentes na reunião, estão:
- Gabriel Boric, presidente do Chile
- Gustavo Petro, presidente da Colômbia
- Pedro Sánchez, presidente da Espanha
- Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
De acordo com publicação feita pelo presidente da República nas redes sociais, foi “reafirmado” o compromisso com o fortalecimento da democracia e de suas instituições.
“Discutimos ações para combater a desigualdade, a desinformação e o uso malicioso das redes sociais e de outras tecnologias que alimentam o extremismo”, acrescentou Lula.
O presidente descatou “a importância do multilateralismo para enfrentar esses desafios e fortalecer as democracias no mundo”.
Em videoconferência, conversei com os presidentes do Chile, @GabrielBoric, da Espanha, @sanchezcastejon, da Colômbia, @petrogustavo, e com o presidente eleito do Uruguai, @OrsiYamandu, sobre os compromissos assumidos na reunião em defesa da democracia, realizada em 2024, em Nova…
— Lula (@LulaOficial) February 26, 2025
Viagem internacional
No sábado (1º), Lula realizará a primeira viagem internacional após as cirurgias para colocar e remover um dreno da cabeça, em dezembro.
Lula irá para Montevidéu, capital do Uruguai, para participar da posse do presidente Yamandú Orsi.
Em novembro, logo após as eleições uruguaias, Orsi esteve no Brasil para um encontro com o petista. Na ocasião, reforçou a importância da relação entre os dois países.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula discute democracia e combate à desinformação com líderes hispânicos no site CNN Brasil.