Uma operação batizada de Pharos foi colocada nas ruas em 20 estados e no Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (26) no combate a disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil na internet.
A ação é da Polícia Civil do Paraná, em colaboração com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e mira alvos com 54 mandados de busca e apreensão em 49 municípios brasileiros.
Durante as investigações foram identificados usuários que utilizavam plataformas digitais para adquirir e compartilhar material criminoso.
As ações ocorreram nas capitais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belém (PA), além dos municípios de Feijó (AC), Quixadá (CE), Primavera do Leste (MT), Três Lagoas (MS), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS), Itapema (SC), Araucária (PR), Apodi (RN), Imperatriz (MA), Telêmaco Borba (PR), Parauapebas (PA), Louveira (SP) e Paraíso do Tocantins (TO), entre outras.
Durante as as buscas, os agentes apreenderam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos utilizados para a prática criminosa. Os investigados responderão pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podendo ser condenados a penas de até 6 anos de reclusão, além da aplicação de multas.
Com a abrangência nacional, a operação mobilizou as polícias civis do Distrito Federal e de 20 estados, incluindo Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Abusos na internet: Operação cumpre mandados em 20 estados e no DF no site CNN Brasil.