Início POLÍTICA Aceitei com muita honra, diz Padilha sobre convite de Lula para Saúde

Aceitei com muita honra, diz Padilha sobre convite de Lula para Saúde

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (25) aceitar “com muita honra” a “nova missão” de comandar o Ministério da Saúde.

Nísia Trindade foi demitida após uma reunião privada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto.

“Fui convidado pelo presidente Lula para ser ministro da Saúde e aceitei com muita honra essa nova missão. Como médico infectologista, professor e pesquisador do SUS e ex-ministro da Saúde, sei do desafio que isso representa, sendo o Brasil o único país do mundo com população maior que 100 milhões de habitantes com um sistema de saúde público, gratuito e universal”, disse Padilha.

“Fortalecer o SUS continuará sendo a nossa grande causa, com atenção especial para a redução do tempo de espera de quem busca cuidado na rede de saúde. Esse é o comando que recebi do presidente Lula e ao qual vou me dedicar integralmente”, prosseguiu.

Padilha tomará posse do ministério em 6 de março. Ele já esteve à frente da pasta durante o primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014.

Quem é Alexandre Padilha

Nascido na capital paulista, em 1971, Alexandre Rocha Santos Padilha, de 53 anos, é também deputado federal licenciado e médico.

Padilha é formado em Medicina com especialização em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP). Também é especializado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

É filiado ao PT desde 1988. Assumiu seu primeiro mandato como deputado federal em 2019, e foi reeleito em 2022. Em 2023, deixou o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Padilha foi o criador do programa Mais Médicos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Também ocupou por um ano a Secretaria de Saúde de São Paulo entre 2015 e 2016, quando o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), era prefeito da cidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Aceitei com muita honra, diz Padilha sobre convite de Lula para Saúde no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments