Início POLÍTICA Guimarães é cotado para assumir Secretaria de Relações Institucionais

Guimarães é cotado para assumir Secretaria de Relações Institucionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), duas mudanças ministeriais. Com a substituição de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), ex-líder do governo na Câmara, é o mais cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.

Guimarães é o preferido de Lula para cuidar do relacionamento do governo com o Congresso Nacional, pasta que, comandada por Padilha, vinha sofrendo criticas de lideranças dos partidos de centro do Legislativo.

Caso seja confirmado na SRI, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) deve assumir o posto de líder do governo.

Demissão de Nísia

No cargo desde o início do governo, Nísia vinha enfrentando pressões para imprimir um viés mais político à pasta e concretizar entregas consideradas prioritárias por Lula.

As cobranças se intensificaram, a partir do início do ano, em diversas reuniões fechadas entre a ministra e o presidente, no Palácio do Planalto.

O entorno de Nísia chegou a reclamar do “abandono” das mulheres do governo e do PT na defesa de sua permanência à frente da pasta, segundo apurou a CNN.

Primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde, Nísia foi anunciada por Lula ainda na transição de governo, em dezembro de 2022. Anteriormente, ela havia presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na instituição, Nísia coordenou as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil, além de criar o “Observatório Covid-19”, uma iniciativa com o objetivo de monitorar e divulgar informações e notícias sobre a pandemia e seus impactos no país.

Na avaliação de auxiliares do governo, Padilha assume com o desafio de reverter o crescimento dos casos de dengue, com uma distribuição maior de vacinas contra a doença.

Em 2024, o país teve um crescimento no número de mortes da doença e, neste mês, São Paulo decretou estado de emergência por causa do aumento dos diagnósticos.

Padilha também precisará melhorar o diálogo com governadores de oposição. A reclamação é de que, com perfil técnico, Nísia não conseguiu abrir canais de comunicação com os gestores estaduais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guimarães é cotado para assumir Secretaria de Relações Institucionais no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments