Subiu para 12 o número de mortes por febre amarela registradas no estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), em 11 deles o paciente não havia tomado a vacina.
Ao todo, 18 casos foram confirmados, sendo que um foi contraído em Minas Gerais.
Ainda conforme a secretaria, há a suspeita de que 13 casos possam ter ocorrido na região de Campinas, um em Brotas, um em São Pedro e um em Caçapava. Além disso, um caso está sob investigação e o último caso é importado, tendo sido contraído em Minas Gerais.
São Paulo já tem mais mortes por febre amarela do que em todo o ano de 2024, no qual o estado registrou somente uma infecção e uma morte. A vítima contraiu a doença fora do estado.
Conheça os sintomas iniciais da doença:
- Início súbito de febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores nas costas;
- Dores no corpo em geral;
- Náuseas e vômitos;
- Fadiga;
- Fraqueza
Vacinação
Segundo a SES, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção da doença. A secretaria reforçou a importância da imunização diante do aumento de casos da doença e a todos os que viajarão para regiões rurais e de mata durante o carnaval.
Desde 2020, o MS atualizou a recomendação de vacinação contra a febre amarela da seguinte forma:
- Para crianças menores de 5 anos são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
- Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sobe para 12 o número de mortes por febre amarela em São Paulo no site CNN Brasil.