Dois líderes de uma facção criminosa da Bahia foram presos na manhã desta segunda-feira (24), em Jandira, na Grande São Paulo. A ação foi realizada em conjunto entre policiais civis paulistas e baianos.
Paulo da Silva Pereira, o Paulo Doquinha, e Vangivaldo Ribeiro Nunes Filho eram responsáveis por uma guerra pelo controle do estado baiano, que resultou em diversas mortes, além de serem os principais alvos de autoridades da Segurança Pública e da Justiça da Bahia, procurados por crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.
Os policiais encontraram os criminosos em um imóvel na rua Carlos Pereira Leite, no Jardim Javaes. A equipe recolheu maconha, crack e cocaína no local e eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
A prisão ocorreu em São Paulo pois, segundo levantamentos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da Inteligência da Segurança Pública da Bahia, eles estavam abrigados em território paulista há três meses, acolhidos por uma facção paulista.
Eles estavam foragidos da Justiça havia quatro anos e exerciam a liderança da quadrilha em Itaetê (BA) e em toda a Chapada Diamantina, sendo responsáveis pelo comando do tráfico de drogas e pela execução de rivais.
O grupo criminoso de que faziam parte, além de ostentar fuzis em redes sociais, promovia execuções de inimigos. Com a prisão, os dois homens ficam à disposição da Justiça e as drogas foram encaminhadas para perícia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lideranças de facção baiana são presas na Grande São Paulo no site CNN Brasil.