O Carnaval de 2025 promete ser de sol e, como canta a marchinha, “mas que calor” na maior parte do país. Como dias típicos de verão, a maior parte do Brasil vai começar a semana quente e abafada, com condições para pancadas de chuva durante a tarde e à noite.
Segundo a Climatempo, a onda de calor que atua no Sudeste e Centro-Oeste desde o dia 12 de fevereiro deve se encerrar nesta segunda-feira (24). Mesmo assim as temperaturas ficarão elevadas por conta de um bloqueio causado por uma massa de quente.
O Rio Grande do Sul encara mais uma onda de calor do ano. A terceira onda em apenas dois meses começou no último sábado (22) e tem previsão de seguir até a quinta-feira (27).
A semana começa com algumas áreas de instabilidade na região da costa norte do país, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. Isso acontece por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados da região Norte, parte do Centro-Oeste, o estado de São Paulo, e partes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão em alerta para chuvas nesta segunda-feira (24).
Também há alerta para temporais no Maranhão e no Piauí. Outros estados do Nordeste, em especial as capitais, têm condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte.
Calor e folia
Aos foliões que pretendem curtir blocos de rua no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte e São Paulo, podem preparar o protetor solar. De acordo com a Climatempo, nos dias de Carnaval podem acontecer pancadas de chuva de moderadas a forte à tarde no começo da noite. Os termômetros podem chegar a 34ºC em São Paulo, 38ºC no Rio de Janeiro, 35ºC em Vitória e 32ºC em Belo Horizonte.
Nos dias de desfile no RJ e em SP, não há previsão de chuva durante a passagem das escolas pelo sambódromo do Anhembi e pela Sapucaí. No entanto, a Climatempo alerta para possibilidade de chuva durante a tarde, antes da festa.
Uma frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul entre a segunda-feira (3) e a quarta-feira (5) de cinzas. Apesar de não avançar sobre outros estados do Sul, a frente fria pode provocar pancadas de chuva no estado gaúcho e aumentar a chance de chuva em parte de Santa Catarina.
Nos estados do Mato Grosso, Pará, sul do Amazonas, Acre e em Rondônia, há previsão de chuva frequente. Em Goiás e no Distrito Federal, o sol deve prevalecer com pouca chuva pelo menos até a segunda-feira (3). As capitais do Norte e do Centro-Oeste devem ter máximas entre 30ºC e 32ºC.
Ainda com a influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Nordeste pode registrar chuva forte e volumosa na costa norte. A ZCIT pode aumentar as áreas de instabilidade no Maranhão, Piauí, Ceará – incluindo as capitais desses três estados – e interior do Rio Grande do Norte.
No litoral leste, entre Natal (RN) e o sul da Bahia, os dias de folia serão de sol com algumas pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada. Essas pancadas também podem atingir as capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa. Os termômetros vão ficar em torno de 33ºC nas capitais nordestinas durante o carnaval.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Calor e folia: Confira previsão do tempo para os próximos dias no Brasil no site CNN Brasil.