Início BRASIL RJ: Justiça inicia julgamento do caso de pacientes infectados com HIV

RJ: Justiça inicia julgamento do caso de pacientes infectados com HIV

O julgamento do caso dos pacientes infectados com HIV após passarem por transplantes de órgãos começa na tarde desta segunda-feira (24) no Rio de Janeiro.

Em 2024, seis pacientes contraíram o vírus após os procedimentos. A investigação da Polícia Civil apontou que dois doadores teriam feito exame de sangue no laboratório PCS Lab Saleme, localizado na Baixada Fluminense, e os resultados deram falso negativo. Com isso, ao menos seis receptores foram infectados.

A primeira audiência dos seis réus, sócios e funcionários do PCS Lab, ocorre a partir das 13h na 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu. Eles respondem por associação criminosa, lesão corporal grave e falsidade ideológica.

A previsão é de que todas as partes do processo sejam ouvidas hoje, com os depoimentos de cada réu e da acusação, representada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Também serão ouvidas testemunhas de ambos os lados.

Veja abaixo quem são os réus: 

  • Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, sócio do laboratório;
  • Walter Vieira, sócio;
  • Ivanilson Fernandes dos Santos, responsável técnico;
  • Cleber de Oliveira Santos, funcionário;
  • Jacqueline Iris Barcellar de Assis, funcionária;
  • Márcia Nunes Vieira.

A defesa de Jacqueline de Assis, representada pelo advogado José Felix, afirma que irá “provar inocência da senhora Jacqueline uma vez que jamais exerceu função de biomédica”.

A CNN tenta contato com os representantes dos outros envolvidos no caso.

Relembre o caso

Seis pacientes contraíram o vírus HIV após passarem por transplantes de órgãos no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, dois doadores teriam feito exame de sangue no laboratório PCS Lab, localizado Baixada Fluminense, e os resultados deram falso negativo.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) determinou a investigação, após a veiculação dos casos. É a primeira vez que algo do tipo ocorre no Brasil. Apenas no Rio de Janeiro, 16 mil pessoas já passaram por transplantes desde 2006.

O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses, no valor total determinado foi de R$ 11.479.459,07. O acordo previa que a Patologia Clinica Doutor Saleme Ltda realizasse análises clínicas e de anatomia patológica.

O acordo previa que a Patologia Clinica Doutor Saleme Ltda realizasse análises clínicas e de anatomia patológica.

A Polícia Civil do RJ afirma que os casos de infecção de pacientes com HIV após receberam órgãos transplantados, no Rio de Janeiro, foram causados por falha operacional, com objetivo de obter lucro.

Ministério da Saúde solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS Lab Saleme após a divulgação das denúncias. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou que todos os testes para transplantes no estado sejam feitos exclusivamente pelo Hemorio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em RJ: Justiça inicia julgamento do caso de pacientes infectados com HIV no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments