Início POLÍTICA Gilmar atende pedido da AGU e adia audiência de marco temporal por...

Gilmar atende pedido da AGU e adia audiência de marco temporal por um mês

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), adiou, em mais de um mês, a próxima audiência da comissão especial para discutir o marco temporal na Corte.

A reunião seguinte será apenas em 26 de março, no Supremo. A conclusão dos trabalhos também sofreu reagendamento e ficou para 2 de abril.

A última sessão, na segunda-feira (17), foi marcada pela falta de consenso. Na discussão, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu mais tempo para avaliar os novos itens incluídos no texto, que vem sendo construído a respeito do tema.

A principal controvérsia é abrir a possibilidade de exploração e mineração em terras indígenas. Instituições ligadas aos povos originários são contra a proposta adicionada pelo ministro.

Ao adiar o encontro, Gilmar ressaltou que o tempo deve ser utilizado pelos integrantes da comissão para “propor o aprimoramento da proposta apresentada pelo gabinete, sem a formulação de novas proposições paralelas ou alternativas”.

Andamento

O comitê debate a construção de um novo texto a respeito do marco temporal, após o STF considerar a tese, aprovada no Congresso Nacional, inconstitucional.

Gilmar é o relator do processo no Supremo e terá que homologar qualquer peça resultante da comissão. Depois, a nova proposta deverá ser confirmada pelo plenário do STF e, em seguida, enviada ao Legislativo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gilmar atende pedido da AGU e adia audiência de marco temporal por um mês no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments